Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BELÉM, CIDADE MORENA

O poema a seguir foi Menção Honrosa no I Concurso Literário da FUNTELPA/Rádio Cultura FM (em set./1986) tendo sido publicado na coletânea (pag. 514) lançada em homenagem aos 371 anos de fundação da cidade de Belém, em 12 de janeiro de 1987:

FELIZ REGRESSO

Renasceu mais um dia
e é maior a minha alegria
por estar na terra querida.
Viver em Belém
dá um novo sabor à Vida,
um doce prazer a alma.
Dias claros, noites calmas
e a chuva lavando tudo.
Nas ruas o comércio confuso
de doces, roupas, comidas,
de frutas, brinquedos, bebidas,
à sombra dos mangueirais.

Sair de Belém?! Jamais !
Só aqui há bandeiras escarlates
onde está o líquido "chocolate"
e o dourado do gostoso tacacá.
Não gorgeiam como cá
as aves que por aí gorgeiam.
Belos rios nos rodeiam
com mil peixes, mil surpresas.
São tamanhas as belezas
dessa terra de maravilhas
que me fogem as palavras.
-- "Égua, estou de novo em casa...
eu agora estou em paz" !
-- "Sair de Belém ? Jamaaaais" !

"NATO" AZEVEDO
**************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário